Para algumas pessoas, o assunto de hoje pode parecer exagero. Porém, você sabia que a escolha correta do copo em que sua cerveja será degustada pode modificar toda a experiência? Por isso, essa semana aqui no nosso blog, vamos te ajudar a escolher o copo ideal para aprimorar o teu momento Sapatista!
Enquanto por aqui, a maioria dos bares utiliza o copo americano para servir a cerveja, independente do estilo. Na Bélgica, considerada o paraíso das cervejas, o pessoal leva a escolha do copo muito a sério. Lá do outro lado do mundo, para cada cerveja, rigorosamente deve ser respeitado o copo e neles está registrada a logomarca da cervejaria. Se não tem o copo especial da cerveja, alguns bares se recusam a servi-la.
Além da experiência visual, o material em que os copos são feitos e seu formato, como as curvas, o tamanho da abertura e altura do recipiente, são fatores que vão influenciar outros sentidos, pois podem determinar a área da boca em que a bebida vai tocar primeiro, bem como a formação e retenção de espuma. Todas essas características juntas vão determinar quais aromas e sabores iremos perceber no momento da degustação.
Sabendo disso, separamos algumas dicas para te auxiliar na escolha do copo perfeito e para que você possa degustar nossas cervejas de uma maneira ainda melhor:
– Quanto mais aromática for a cerveja, o aconselhável é escolher copos com bordas mais longas, pois os aromas se volatilizam mais facilmente. Em contrapartida, para cervejas com características mais leves e delicadas, devemos optar por copos com a borda mais estreita, possibilitando a concentração dos aromas;
– Cervejas leves e com menor complexidade pedem copos retos e altos, já cervejas mais complexas e aromáticas pedem copos com formatos mais “bojudos”, pois isso permite diminuir a velocidade com que a bebida entra na boca, aumentando a área de percepção dos sabores;
– Em relação às hastes, quanto mais longas, melhor afastam o calor das mãos do copo, já hastes mais curtas, permitem esquentar a bebida, auxiliando na volatilização dos aromas;
– Quando a preocupação é em relação à espuma, copos cônicos e com borda estreita auxiliam na formação e estabilidade dessa característica que é tão importante para preservar os aromas e sabores da cerveja;
E agora, qual o copo ideal para a minha sapatista preferida?
Olga (Pilsen) e Candaces (Amber Ale com café): O copo no estilo caneca (seidel), de vidro, com boca larga e paredes grossas pode ser uma boa pedida quando a cerveja for servida direto da torneira. O benefício principal desse tipo de copo é sua boca larga, ele fornece bastante espaço para tomar goles grandes e ter uma boa noção do aroma destas cervejas. Para a Pilsen, o copo Lager também é ideal, com uma base mais grossa, é mais estreito na parte de baixo e largo na parte de cima, auxiliando a deixar a espuma com retenção por mais tempo. Ainda, o copo Pilsner é outra boa opção para os dois estilos. Ele é bastante semelhante ao copo Lager e a sutil diferença é a base mais fina e a boca mais larga. Além de auxiliar na retenção de espuma, o tamanho da boca direciona o aroma da bebida direto para o nariz.
Incendiária (Red IPA): Cilíndrico e alto, o Pint é o copo perfeito para cervejas que se beneficiam de um colarinho avantajado, como a nossa premiada Red IPA. Esse copo tem dois tamanhos tradicionais, o britânico (568 mL) e o americano (473 mL). Outro copo que faz um bom trabalho é o IPA Glass, projetado especialmente para esse estilo de cerveja, as ondulações ajudam a liberar o aroma da cerveja a cada gole. Além disso, a boca um pouco mais estreita que seu meio, auxilia a manter por mais tempo o aroma da cerveja.
Pantera Negra (Russian Imperial Stout) e Filipina (Double IPA): Para essas cervejas intensas, o copo do tipo snifter é uma excelente pedida. A taça ampla, em formato de concha com a boca cônica, é perfeita para capturar aromas de bebidas fortes e complexas, como as desses estilos. O estreitamento no topo do copo, ajuda a reter o buquê e a base larga e arredondada serve para transferir o calor das mãos, o que auxilia na volatilização dos aromas.
Maria da Penha (Saison com Butiá): A tulipa é semelhante a uma taça de conhaque, porém com a boca virada para fora e é ótima pedida para cervejas com bastante espuma, como é o caso de estilos como o da Maria da Penha. Além de elegante, auxilia na captação dos aromas e faz a experiência sensorial ainda mais incrível.
Por fim, de nada adianta você acertar na escolha do copo e errar na limpeza dele! É importante lavar os copos com detergente neutro, esponja limpa sem gordura, enxaguar em abundância e de preferência deixando secar naturalmente, para garantir uma boa formação de espuma.
Agora que compartilhamos com você todas essas dicas, que tal colocar em prática, escolhendo um copo e abrindo uma cerveja Sapatista? Lembrando que caso você não tenha o copo ideal, não vai deixar de saboreá-la, certo?