Tipos de cerveja: aprenda sobre os principais

Quando falamos em tipos de cerveja, estamos nos referindo, basicamente, às famílias cervejeiras. E, hoje, existem 3 famílias distintas: as Lager, Ale e Espontâneas. Nesse sentido, o que diferencia o tipo de cerveja ou família é o processo de fermentação, que envolve diferentes espécies de leveduras.

Família Lager

As cervejas Lager são um dos tipos de cerveja, os mais populares do mundo, e a produção dessas cervejas se iniciou na Alemanha. Além disso, são de baixa fermentação e usam leveduras que atuam em uma temperatura de 5°C a 14°C e se depositam ao fundo do tanque.

Nesse sentido, a fermentação é mais lenta, sendo uma cerveja que precisa de maior tempo para ser produzida. Contudo, sua complexidade é muito baixa devido à pouca formação de ésteres durante o processo de fermentação.

Família Ale

As cervejas Ale são um dos tipos de cerveja que possui de alta fermentação, e as leveduras dessas cervejas atuam entre 14°C e 25°C e tendem a subir para o topo do tanque. Além disso, trabalham mais rapidamente se comparadas às leveduras Lager.

Por outro lado, essas cervejas são mais complexas, podendo trazer sabores e aromas frutados e condimentados devido a uma alta liberação de ésteres liberados durante o processo de fermentação.

Família Espontânea

As Espontâneas são os tipos de cerveja cujo processo de fermentação é o mais primordial de todos, a fermentação espontânea. Esses tipos de cerveja, durante o processo de fermentação, ficam expostos ao ambiente para que haja contato com leveduras selvagens e bactérias. Essas cervejas são extremamente complexas, com sabores e aromas ácidos ou azedos.

Tipos de cerveja e as Escolas Cervejeiras

Em cada uma dessas famílias, é possível encontrar uma variedade enorme de estilos de cerveja que variam em coloração, espuma, corpo, aroma e sabor.

Sendo assim, as características de cada estilo de cerveja são baseadas em escolas cervejeiras, pertencentes a regiões que historicamente produzem cerveja e apresentam especificidades únicas. Atualmente, são reconhecidas quatro escolas cervejeiras: Alemã, Belga, Inglesa e Americana.

Escola Alemã

A escola Alemã é considerada a mais tradicional de todas e foi por lá que surgiu a Lei de Pureza Alemã que determina que as cervejas sejam feitas apenas com água, malte, lúpulo e levedura. Foi por lá também que surgiu a família de cervejas Lager. Assim, alguns exemplos de estilos são:

  • Pilsen
  • Bock
  • Dunkel
  • Helles
  • Weisse
  • Oktoberfest
     

E para conhecer um pouco mais dessa escola, já provou nossa Olga?

Escola Belga

A escola Belga apresenta cervejas mais complexas e criativas, onde muitos estilos podem misturar diversos tipos de ingredientes, como cereais, frutas, condimentos e especiarias. 

Além disso, muitas das cervejas da escola Belga apresentam um elevado teor alcóolico, e suas leveduras podem trazer aromas e sabores ácidos, condimentados, frutados e até adocicados. Alguns exemplos de estilo são: 

  • Blond
  • Dubbel
  • Tripel
  • Quadrupel
  • Witbier
  • Saison
  • Lambic


Que tal sentir esses frutados e condimentados experimentando nossa Maria da Penha?

Escola Inglesa

A escola Inglesa, uma das maiores escolas cervejeiras do mundo, tem como principal característica cervejas Ales mais maltadas, com amargor mais elevado e secas. 

De modo geral, as cervejas dessa escola apresentam uma baixa carbonatação, e seguindo a risca a tradição desta escola, nos pubs ingleses vocês encontram as Real Ales, que são servidas direto do barril sem o uso de gás carbônico. Alguns exemplo de estilo são: 

  • Bitter
  • Sumer Ale 
  • Indian Pale Ale
  • Brown Ale
  • Porter
  • Stout
  • Barleywine. 

 

E, para sentir aquele maltado característico dessa escola, bora provar nossa Pantera Negra?

Escola Americana

A escola Americana é a mais recente das escolas cervejeiras, e ela mistura um pouco das outras 3 escolas com jeitinho completamente diferente. Nesse sentido, as cervejas são mais amargas, encorpadas e alcoólicas, e o resultado disso são cervejas extremas e complexas. 

Além disso, os lúpulos tipicamente americanos trazem um perfil sensorial mais cítrico, frutado e resinoso. Alguns exemplos de estilos: 

  • American Lager
  • American Light Lager
  • Amber Ale
  • Red Ale
  • American Indian Pale Ale
  • American Porter
  • American Stout
  • Double Hoppy Red Ale

     

E você já experimentou nossa Incendiária e Candace para sentir na “pele” o que é uma escola americana?

Há algo que padronize os estilos de cerveja?

Assim como cada escola cervejeira tem características próprias, os estilos de cerveja produzidos por cada uma delas, além do caráter geral que as engloba em um mesmo padrão, conseguem ser muito diversos. Mas existe algo que também padronize os estilos? Como posso saber se um estilo de cerveja que estou bebendo, de fato pertence àquele estilo e àquela escola?

Para dar uma visão maior da quantidade de estilos existentes e suas complexidades, existem atualmente dois guias de estilos reconhecidos mundialmente:

  1. BA (Brewers Association)
  2. BJCP (Beer Judge Certification Program).

     

Nesse sentido, o BA foi criado em 2005 nos Estados Unidos e tem como objetivo promover e proteger cervejarias independentes americanas. Contudo, para o mundo em geral, sua maior contribuição foi o desenvolvimento de um guia de estilos que é atualizado anualmente. Segundo a associação, para que um estilo faça parte do guia, são considerados fatores como importância histórica, autenticidade e relevância para o mercado. Além disso, o BA é utilizado em praticamente todos os concursos de cerveja comercial pelo mundo afora.

Por outro lado, o BJCP é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1985, que tem como objetivo formar e certificar juízes de cerveja, hidromel e sidra através de exames. Sendo assim, este guia, que não é atualizado anualmente, foi criado com o intuito de avaliação para cervejas caseiras e constam informações mais detalhadas sobre os estilos. Aqui no Brasil, juízas e juízes convocados para participação em concursos cervejeiros são certificados pelo BJCP e avaliam as cervejas conforme o BA. 

Ficou muito confuso com tanta informação? Vamos exemplificar aqui alguns estilos de cerveja:

Olga (Pilsen)

Pilsener

Também conhecidas como Pilsen, são cervejas claras, de corpo baixo e fáceis de beber. São cervejas da família Lager, originárias da República Tcheca, apresentam baixo teor alcoólico e amargor, apresentam notas florais dos lúpulos alemães e possuem final seco. 

American Light Lager

Cervejas claras, altamente carbonatadas, corpo muito leve e pouco sabor, sendo produzidas para serem consumidas bem geladas. Além disso, são cervejas muito refrescantes, com pouquíssimo ou nada de aroma de malte e lúpulo.

American Wheat | Fonte: Coletivo Minore

American Wheat Beer

Cervejas de trigo de cor clara, com leve doçura do malte, baixo a moderado amargor, com carbonatação relativamente alta e corpo médio. No aroma e sabor, maltado médio-baixo remetendo a grãos e leve pão. 

Além disso, possui notas cítricas provenientes da adição dos lúpulos americanos. Esse estilo é uma versão americana da Weissbeer alemã, mas, diferentemente desta, apresenta fermentação limpa, sem presença de ésteres. Amargor médio-baixo, corpo médio.

Munich Helles

Cerveja alemã, limpa, maltada, de cor dourado, sabores doce dos grãos de final suave e seco. Além disso, apresentam baixo perfil sensorial de lúpulo, corpo e carbonatação média.

Dunckles Bock

Uma cerveja da família Lager, escura, maltada e forte. No sabor, apresenta notas de pão com sabor rico e complexo de maltes. Cerveja originada em Einbeck, uma cidade no norte da Alemanha.

Vienna Lager

Cerveja de cor âmbar, com intensidade de malte e amargor moderados. Sabor de malte intenso e lúpulo pouco presente. Além disso, apresenta uma espuma cristalina e brilhante persistente.

Weiss

Também conhecidas como Weisse, são cervejas de trigo que pertencem à família Ale. Além disso, são turvas, claras de colarinho branco e persistente e apresentam, sabores e aromas de frutas e especiarias.

English IPA

Uma Ale britânica, clara, lupulada, moderadamente forte, bem atenuada, com final seco e aroma e sabor de lúpulo. Além disso, é uma cerveja de corpo médio baixo a médio, sem adstringência, moderada a média carbonatação, com sensação de secura.

American Pale Ale | Fonte: La Cavalera

American Pale Ale

Cerveja clara, refrescante, lupulada e com intenso sabor de lúpulos cítricos e frutados. Geralmente de corpo médio, com moderada a alta carbonatação, de final macio sem adstringência e aspereza.

Incendiária (Red IPA)

Red IPA

Cerveja lupulada, amarga e moderadamente forte como uma American IPA, mas com caráter de malte com um pouco de caramelo, toffee e/ou caráter de frutas escuras e secas. Apresenta final seco e alta drinkability. A Red IPA é mais maltada e saborosa que uma American IPA, sem ser doce ou pesada.

Imperial Stout

Uma cerveja Ale escura, intensamente saborosa e forte com uma ampla gama de sabores e interpretações conforme a região em que é produzida. Apresenta maltes torrados e tostados, com sabores de frutas escuras e secas com um final de aquecimento.

Red Ale | Fonte: La Cavalera

Red Ale

Cerveja de cor avermelhada, límpida, transparente, ligeiramente maltada podendo ter um dulçor inicial de caramelo e sabores de grãos e biscoitos. Apresenta uma boa formação de espuma geralmente bege de média persistência. Além disso, existem diversas variações dentro do estilo, podendo ser uma versão tradicional irlandesa ou uma versão americana.

Belgian Pale Ale | Fonte: Cervejaria DaLuz

Belgian Ale

Cerveja belga, moderadamente maltada de cor acobreada e fácil de beber. Leve sabor de tostado, lembrando mel ou caramelo e de amargor moderado.

Maria da Penha (Saison Fruit Beer)

Saison Fruit Beer

Cerveja com adição de fruta, estilo base uma Saison, mas com prevalência da fruta. Estilo belga, clara, refrescante, moderadamente amarga e final seco. Normalmente acompanhadas de cereais não maltados e especiarias, que complementam o caráter expressivo da levedura.