Outubro rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama!

Com a chegada do décimo mês do ano, as marcas se tingem de rosa, e todas as atenções das mídias se voltam para a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, não é mesmo? Porém, mesmo que a relação desses termos já seja bem clara, a origem dessa campanha não é bem conhecida por toda a população. É por isso que hoje, no artigo do blog da Cerveja Sapatista, vamos falar mais a fundo sobre o tema e conhecer as origens dessa importante campanha.

Outubro rosa: a origem do movimento

Para quem não sabe, o Outubro Rosa é um movimento internacional que ocorre durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e realizar a mamografia, essa campanha também estimula o autoexame das mamas.

A origem do movimento se deu nos Estados Unidos, onde vários Estados possuíam suas ações isoladas referentes a esse tipo de câncer no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês se tornou oficialmente o mês nacional de prevenção do câncer de mama no País.

O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A história do símbolo do movimento remonta à última década do século 20, quando o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial de quando começou. No entanto, foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que pudesse ser replicada em qualquer lugar. Assim, a popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno da causa da prevenção da saúde das mulheres.

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais para chegar. O primeiro envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Após, o evento seguiu ano após ano, mas somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras, onde foram feitas campanhas, promovidas corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos.

Outubro rosa: a importância da prevenção e diagnóstico precoce

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Essa doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial para 2019 de 14.23 a cada 100 mil habitantes. Em 2019, 18.068 mil mortes foram relatadas e, em 2021, 66.280 mil casos novos são estimados. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Não há uma causa única, e diversos fatores podem estar relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer de mama pode ajudar a esclarecer mitos, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Alguns tipos de câncer, como o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais, então detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Segundo o INCA, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Porém, muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Além disso, cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.

Outubro rosa: saiba como se cuidar!

Para reduzir o risco de câncer de mama, a cartilha do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) orienta praticar atividade física e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Além disso, a amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.

As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama, com o objetivo de identificar alterações sugestivas de câncer e encaminhar as mulheres com resultados anormais para investigação diagnóstica).

A orientação é que a mulher observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal, sem necessidade de aprender uma técnica de autoexame ou de seguir uma periodicidade regular e fixa, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias suspeitas. É necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento médico, em qualquer idade, sempre que perceber alguma alteração suspeita nas mamas. Além disso, a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos.

A informação pode ajudar a salvar vidas. Por isso, escolhemos esse assunto importante para o artigo da semana do blog da cerveja Sapatista e contamos com você para ajudar a divulgar essas informações a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

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