Há cerca de 10 mil anos, o ser humano descobriu o processo de fermentação, o que deu origem as primeiras bebidas alcoólicas. Mas os primeiros registros da fabricação de cerveja datam de 6mil anos e remetem aos Suméricos, povo mesopotâmico. Na suméria, a produção dos cereais destinava-se às “casas de cerveja”, mantidas por mulheres.
A expansão definitiva da cerveja aconteceu com o Império Romano, que se encarregou de levá-la para todos os lugares onde ainda não era conhecida.
Hoje, amada por sua maioria, a cerveja une pessoas e é uma das bebidas mais populares do mundo, por isso, hoje, trazemos curiosidades sobre essa bebida que é a estrela das festas.
1. Livro de Recordes Guiness Book.
O livro de recordes Guiness Book, foi uma ideia para promover a marca da cervejaria irlandesa Guiness.
A ideia surgiu no início da década de 50, por Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria, que enquanto batia um papo com os anfitriões de uma festa de tiro, se perguntaram: qual seria a ave mais rápida da Europa?
A partir dessa dúvida, surgiu a ideia de criar um livro que respondesse a várias questões sem muita importância, que surgem geralmente em bares.
Sir Hugh Beaver contou com a ajuda dos irmãos gêmeos Norris e Ross McWhirter, investigadores de fatos.
2. Inundação da cerveja
No dia 17 de outubro de 1814, na Inglaterra, um tonel da cervejaria Meux’s Horse Shoe, estourou, causando uma tragédia na cidade de Londres.
A cerveja arrebentou as paredes da cervejaria e avançou sobre as ruas do bairro, destruindo prédios próximos e levando a óbito, 8 pessoas.
Foi um tsunami de cerveja.
3. Mãe das cervejas Pilsen
O estilo de cerveja mais popular nos dias atuais é o que chamamos de tipo Pilsen.
Uma das primeiras Pilsens do mundo foi fabricada em 1842, na cidade de Plzen na República Tcheca. Pilsen é o nome da cidade e por isso leva o nome ao estilo.
A cervejaria funciona até hoje e é possível visitar a fábrica e conhecer como ela era feita antigamente. A cidade fica a 90 km de Praga e dá para ir de trem.
4. Leis bizarras
No decorrer da história existiram várias leis e decretos com penas bizarras, envolvendo cerveja.
Um decreto bem curioso, da cidade de Danzig, na Alemanha, dizia o seguinte: “Aquele que fabricar cerveja ruim será jogado no depósito de esterco da cidade.”
5. Michael Jackson Cervejeiro
O Michael Jackson era especialista em cervejas e foi uma das grandes autoridades nesse mundo inteiro, mas calma, não estamos falando do rei do pop, estamos falando do escritor e jornalista inglês, de mesmo nome, autor de vários livros que influenciaram o mundo cervejeiro como conhecemos atualmente.
As curiosidades sobre cerveja sempre vão se renovar, afinal, uma bebida tão popular e amada sempre gera histórias para contar! Pode nos contar a sua, quem sabe ela não vira um post no nosso blog?