No início do mês que vem, estaremos realizando um sonho antigo de ter nosso próprio bar. Pretendemos que esse local seja uma materialização de tudo o que acreditamos, um espaço de acolhimento das ideias revolucionárias e de celebração das boas cervejas.
O Ninkasi Bar irá florescer em Porto Alegre, no coração da Cidade Baixa, um bairro tradicionalmente boêmio e bastante frequentado pelo público LGBTQIA+. A revitalização da rua João Alfredo e o retorno das atividades na vida noturna da CB vêm após o encerramento da atividade de diversos estabelecimentos que fizeram história, mas que, infelizmente, não conseguiram sobreviver à pandemia.
O nome escolhido para o bar é Ninkasi. Como vimos no texto da última semana aqui do blog, ela é considerada a deusa da bebida, da cerveja e do álcool. Nascida de uma fonte de água fresca, seu nome significa “senhora que enche a boca”, e também foi a inspiração para a arte de nossa fachada.
Quer saber mais sobre a nossa nova casa e ficar por dentro de como vai funcionar a inauguração? Então acompanhe o artigo de hoje e, depois, compartilhe com as amigas que vão te acompanhar em nossos eventos. Estaremos animadas para dividir esse sonho com vocês!
O que esperar do bar?
Para sanar a curiosidade a respeito da estrutura e funcionamento do bar, vamos adiantar alguns aspectos para vocês! Roberta e Michelle garantem que o planejamento estrutural foi uma preocupação central no desenvolvimento do projeto, já que ambas não abriram mão de fazer do ambiente a concretização de um sonho. Já na fachada, é possível ver o cuidado com todos os detalhes, com a arte incrível da Ana Scarceli, representando Ninkasi, a Deusa da cerveja, que também dará o nome ao estabelecimento.
Ainda sobre a parte estrutural, haverá um espaço reservado no fundo do bar, com churrasqueira e sala de jogos (ping-pong e sinuca), que será disponível para aluguel à parte, mediante reserva feita com, no mínimo, uma semana de antecedência. Nele, o funcionamento ocorrerá de maneira independente do bar, com autosserviço de chope, que será disponibilizado de acordo com a compra de barril do estilo desejado pelo cliente.
Para beber no bar, o carro-chefe serão as deliciosas cervejas artesanais produzidas pelas duas cervejas, que serão disponibilizadas através de 8 torneiras de chope. Além disso, o bar terá uma carta de drinks básicos, incluindo drinks autorais. No quesito cozinha, o foco será em petiscos, com diversas opções para o público vegano e vegetariano, incluindo batata frita, bolinho de feijão frito, tábua com pimentão recheado e cogumelo recheado. Também terá peixe frito, bruschettas e pizzas.
Depois da inauguração, o bar terá atividades planejadas por dia da semana, seguindo a programação prévia a seguir:
- Quarta-feira: campeonato de ping-pong;
- Quinta-feira: noite do karaokê;
- Sexta e sábado: som ao vivo.
Ninkasi Bar: um ato de resistência!
O bar inicia com a ideia de ser um espaço colaborativo desde sua concepção, pois não é apenas um sonho nosso, mas também de uma outra grande amiga que a cerveja nos presenteou. Dia 4 de novembro de 2021 foi a data escolhida para dar as boas-vindas ao bar capitaneado por duas mulheres cervejeiras, Roberta Pierry, nossa fundadora, e Michelle Vieceli, fundadora da DaLuz.
O bar, pensado para abrigar não apenas cerveja de qualidade e tornar mais acessível a bebida para seus consumidores, também foi pensado para ser um ambiente seguro para outras mulheres, atuando como a materialização de um propósito comum entre as duas sócias: o empoderamento feminino. Essa pauta é a raiz da amizade das duas fundadoras, que se conheceram em um extinto coletivo de mulheres cervejeiras de Porto Alegre, o Ceva das Minas. Esse grupo tinha como objetivo dar visibilidade à representatividade feminina no meio cervejeiro artesanal e deu luz a outros projetos, como o Festival Mulher Cervejeira, outra iniciativa que Roberta e Michelle encabeçaram, juntamente com as cervejarias Oripacha, Minore e Pitanga Gastronomia, todas empresas fundadas por mulheres.
Além da motivação através da sólida amizade construída por Roberta e Michelle, a fábrica da DaLuz é atualmente a principal casa que produz as cervejas da Sapatista, que é uma cervejaria cigana. Durante algum tempo, o escritório administrativo da nossa marca, onde ocorre todo o controle de estocagem e manutenção dos processos em geral, também foi dentro da fábrica da Michelle, proporcionando um convívio diário entre as duas. Por fim, apesar das duas mulheres terem personalidades e trajetórias muito diferentes, o fato de seus propósitos convergirem foi o que fez esse sonho sair do papel. Empoderar as mulheres e prezar pela diversidade – o bar Ninkasi já nasce revolucionário.
Ninkasi Bar: sobre a inauguração
Com data prevista para novembro, a inauguração se dará em 3 datas, a começar pelo dia 04/11, e se estendendo durante os dias 05/11 e 06/11. Para garantir presença em qualquer uma das datas previstas, é preciso que seja feita a reserva antecipada da mesa, mediante pagamento de uma taxa antecipada para a garantia do lugar, que será convertida em consumo.
A decisão de fazer a inauguração de maneira fragmentada se deu por conta dos cuidados com os protocolos de segurança, devido à pandemia de COVID-19. Sendo assim, haverá o controle em relação ao número de pessoas por noite, a fim de não superlotar a casa, além de evitar aglomeração na frente do bar. Pensando na segurança de todos, para a entrada no estabelecimento, será obrigatória a apresentação de comprovante das duas doses da vacina.
Garanta a sua reserva e seja resistência com a gente!