Talvez, em algum momento na mesa do bar, bebendo uma cerveja da Sapatista, você já tenha parado para se perguntar se existe diferença entre uma cerveja na lata ou em uma garrafa. Essa dúvida sobre qual das duas opções tem o melhor sabor é uma das maiores discussões entre as rodas de cervejeiras e cervejeiros, e alguns podem jurar que existem grandes diferenças sensoriais nos dois produtos. Mas, afinal, a embalagem tem influência no conteúdo? E como isso ocorre?
Embora as latas de cerveja sejam populares há um bom tempo, na cerveja artesanal, a lata virou tendência no Brasil apenas nos últimos anos. Seguindo essa novidade e compreendendo o acréscimo que essas embalagens podem trazer para a qualidade e visual do produto, a cerveja Sapatista, que iniciou sua trajetória em garrafas de vidro âmbar, no ano passado, fez a mudança de todas as suas cervejas para as latas.
No entanto, sabemos que ainda há muita desconfiança de uma parte do público em relação às latas; por isso, o texto dessa semana do blog da cerveja Sapatista visa responder às principais dúvidas sobre o assunto, para convencer de vez nossos consumidores de que apostar em cervejas na embalagem metálica pode ser uma boa ideia.
Cervejas na lata: história
As cervejas em lata surgiram em 1935, nos EUA, e acabaram sendo bastante difundidas, pois tinham a praticidade de tomar menos espaço na geladeira e facilitavam a logística do transporte. Além disso, o material da embalagem apresentava uma vantagem de gelar mais rapidamente o produto contido em seu interior.
No Brasil, há 30 anos, as latas de alumínio começaram a ser envasadas, tornando o país atualmente o terceiro maior produtor da embalagem no mundo. E, com as latas, também vieram mudanças no comportamento do consumidor e no desenvolvimento da indústria. As latas de alumínio são associadas à inovação e permitem o envase com diversos rótulos, podendo ter formas e volumes ajustados, atendendo às diferentes necessidades do mercado de bebidas.
Apesar de, no passado, a quantidade de latas despejadas no meio-ambiente ser grande, atualmente, com a reciclagem dessas embalagens, isso não representa mais um grande problema. Hoje, a porcentagem de latas de alumínio recicladas é muito maior do que as porcentagens de vidro. Em 2008, 91,5% das latas de alumínio eram recicladas aqui no Brasil. Enquanto que, para as embalagens de vidro, esse número caía para 47%.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Alumínio (Abralatas), em 2018, foram comercializadas mais de 26 bilhões de latas de alumínio no Brasil. E o principal segmento responsável pelo aumento de 8,5% na comercialização dessas embalagens foi o das cervejas artesanais, que, cada vez mais, está buscando formas de democratizar seus produtos.
Mas a embalagem que é popular e tem boa saída há anos, no mercado das cervejas mainstream, ainda sofre bastante preconceito no universo das cervejas artesanais. Uma parte do público ainda associa as cervejas artesanais em lata com preço mais baixo, e elas costumam ter mais saída em promoções ou quando estão mais baratas do que as cervejas em garrafa. Mesmo em países onde a cultura cervejeira já é mais enraizada, as latas ainda têm venda menor do que as garrafas.
Existe uma crença de que a cerveja na lata fica com o gosto metálico, e isso não é um mito, visto que o interior é normalmente revestido com um polímero à base de água, que não permite que a bebida entre em contato com o alumínio. Assim, alguns clientes ainda têm um certo preconceito e a ilusão de que cervejas em garrafa são melhores. Porém, após provar o produto, já entendem que essa é uma visão ultrapassada. Essa é uma tendência em nosso mercado de cervejas artesanais, assim como já acontece em outros países, como nos EUA, no qual muitas microcervejarias já optaram por envasar suas cervejas em latas.
As principais diferenças entre cerveja lata x garrafa
Após o envase, os principais inimigos de uma cerveja são o oxigênio, o calor e a luz. O contato da cerveja com a luz promove uma reação, na qual moléculas do lúpulo sofrem uma degradação, dando origem a um aroma desagradável, chamado light struck, geralmente descrito com cheiro de gambá.
Por isso, nas garrafas, a cor tem um papel importante para a preservação da cerveja, impedindo esse processo de degradação. É por isso que, geralmente, na maioria das cervejas em garrafa, as embalagens costumam ter coloração âmbar e evita-se a utilização de garrafas transparentes. E mesmo que as garrafas de vidro, em cores como o âmbar, bloqueiem em até aproximadamente 99% da luz solar, elas ainda acabam não sendo tão eficientes nesta ação como as latas.
As principais vantagens da lata x garrafa
Considerando os principais inimigos da cerveja envasada, que citamos anteriormente no artigo, o design das latas de alumínio pode ser considerado quase perfeito, pois, além de proteger da luz, por ser hermeticamente selado, também protege da entrada de oxigênio, protegendo o líquido da oxidação, um problema que pode trazer aromas que remetem à papelão. No caso da garrafa, muitas vezes, a tampa pode permitir que o oxigênio passe pela bebida, fazendo com que a oxidação ocorra de forma mais rápida.
Além das latas conservarem o sabor e o aroma do produto por mais tempo, ocuparem menos espaço e gelar a cerveja mais rápido, ainda são mais práticas e seguras para o transporte do que garrafas de vidro. E, por terem uma boa logística reversa, são opções mais sustentáveis e ecológicas, atendendo às demandas do consumidor moderno, que se preocupa com o impacto das suas escolhas.
O fato é que podem existir diferenças sensoriais entre os dois produtos, mas essas diferenças são quase imperceptíveis aos consumidores leigos. Para o público mais tradicional, a embalagem de garrafas ainda costuma ser a escolhida. Porém, para além dos benefícios já descritos, as latas, mais modernas, também permitem que a identidade visual das cervejas ganhe mais destaque nas prateleiras.
Pois bem, agora que você já sabe todas essas informações sobre as latas, não se esqueça de propagar seus novos conhecimentos com as amigas, na próxima vez em que estiver em uma mesa de bar ou compartilhando nosso texto do blog.