Cerveja Pilsen, também chamada de Pilsner, é um estilo que surgiu na cidade de Plzeñ, região da Bohemia na República Tcheca. Nesse sentido, a Pilsen apresenta uma coloração dourada brilhante e o sabor e aroma tanto de malte quanto de lúpulo varia conforme a escola e/ou região onde é produzida.
Além disso, a cerveja Pilsen pertence à família das Lager e hoje possui algumas variações em relação ao estilo original – muitas que comercialmente são denominadas Pilsen não são – e hoje são um dos estilos mais consumidos no mundo todo.
Como surgiu a cerveja Pilsen?
Durante milênios, as cervejas alemãs eram sinônimo de cervejas com tons escuros e foi apenas após 1840 que a Pilsen se popularizou. A Pilsen surgiu em Plzeñ (Pilsen, em alemão), na República Tcheca, e rapidamente se espalhou pela região da Bohemia e em algumas outras regiões da Alemanha.
Originalmente chamada de Pilsner Urquell – Urquell significa original – graças às técnicas revolucionárias de moagem do malte, a cerveja lager passou também a ter estilos claros e se transformou nessas delícias brilhantes, leves e fáceis de beber.
Além disso, conta a história que, por volta de 1838, o povo de Plzeñ se reuniu em uma praça e observou vários litros de uma cerveja serem jogadas literalmente pelo ralo, resultante de um processo de contaminação. Embora os boêmios que fermentavam a bebida desde o século XI, não existia uma prática que impedia a contaminação e a deterioração da bebida.
Assim, alguns cervejeiros independentes de Plzeñ se reuniram para construir uma nova cervejaria projetada para produzir uma nova classe de cerveja. A cerveja Pilsner foi uma confluência de ingredientes, tecnologia e um plano de negócios perfeito para a época.
Nesse sentido, os líderes comunitários acharam que seria uma boa ideia construir uma cervejaria de tamanho considerável para fazer cerveja lager e aproveitar o boom das lager e a qualidade extraordinariamente alta do malte e do lúpulo da região.
Quais são as variações de uma cerveja Pilsen?
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita hoje, a maioria das cervejas populares, mesmo que se intitulam Pilsen, muitas são do estilo American Lager, sendo um dos mais consumidos aqui no Brasil.
Como já vimos, a “verdadeira Pilsen” teve seu surgimento na região da Boêmia e hoje mantém suas principais características no estilo Bohemian Pilsner que, com o passar dos anos, foi se popularizando na Alemanha. E, então, o surgimento de um novo estilo, principalmente sendo diferenciado por lúpulos nobres surgindo a chamada German Pilsner.
Além disso, a escola Americana raras vezes criou algo totalmente novo. Em vez disso, ela recria receitas das outras escolas, dando um toque todo especial com ingredientes vindo da sua terra. Com a cerveja Pilsen não foi diferente, pois hoje temos alguns estilos americanos que confundimos com as tradicionais Pilsner, a American Lager e American Light Lager.
Bohemia Pilsener
Como comentamos antes, esta é considerada a cerveja Pilsen original. Nesse sentido, é uma cerveja com muito caráter de malte e lúpulo, de final longo e arredondado.
Além disso, os sabores de malte são complexos, de alto amargor, porém limpa e sem aspereza, o que faz desse estilo muito fácil de beber. Sendo assim, essa cerveja apresenta uma cor dourada, transparente, nítida e cristalina, com espuma branca, cremosa, densa e duradoura.
German Pilsener
Uma cerveja Pilsen alemã, amarga, de corpo leve, altamente atenuada, de cor dourada e baixa fermentação. Além disso, apresenta uma boa retenção de espuma, com aroma floral de lúpulo. Assim, é uma Pilsen limpa e refrescante que utiliza a mais fina qualidade de maltes e lúpulos alemães.
American Lager
É uma lager muito clara e altamente carbonatada, de corpo leve e atenuado, com perfil de sabor neutro e baixo amargor. Nesse sntido, são servidas bem frias e podem ser muito refrescantes e saciadoras de sede.
Além disso, são geralmente comercializadas fora da Europa como Pilsner, mas não podem ser confundidas com exemplos tradicionais. Nos EUA, os imigrantes alemães produziram lagers inspiradas nas Pilsner tradicionais desde meados da década de 1800, mas este estilo foi fortemente influenciado pela lei seca nos EUA e pela Segunda Guerra Mundial. Apresenta mais de 40% de adjuntos como arroz e milho.
American Light Lager
Cerveja altamente carbonatada de corpo muito leve, são lagers quase sabor e produzidas para serem consumidas muito geladas. Por isso, são muito refrescantes e literalmente matam a sede!
Além disso, essa cerveja começou a ser produzida na década de 1940 e, em 1967, ganhou uma versão mais moderna que tinha como intuito atingir consumidores que faziam dieta. Essa cerveja se popularizou apenas em 1973 quando uma grande cervejaria passou a promovê-la como uma cerveja para esportistas. Esta cerveja também apresenta mais de 40% de adjuntos como arroz e milho, e também podem ser adicionadas enzimas para tornar o corpo mais leve e com menos carboidratos.
Cerveja Pilsen e Lager: qual a diferença?
Pilsen é um termo referente ao estilo de cerveja ao qual estamos falando e, quando falamos em Lager, nos referimos a qual família o estilo pertence. Sendo assim, conforme falamos no texto Tipos de cerveja, existem 3 famílias cervejeiras:
- Lagers
- Ales
- Espontâneas
Já que estamos falando sobre um estilo (ou vários se levarmos em consideração as variações que popularmente chamamos de Pilsen), vamos nos ater à família estilos pertencem: a família Lager!
Nesse sentido, as cervejas Pilsen, pertencentes à família das Lagers, são cervejas de baixa fermentação ou chamadas também de fermentação de fundo. A propósito, o termo lager significa “guardada, armazenada”, devido à necessidade de um tempo maior para a maturação da cerveja.
Além disso, dentro da família da Lager, existem diversos estilos de cervejas, como:
- Dunkel
- Bock
- Vienna
- Helles
- Bohemian Pilsner
- German Pilsner
- American Light Lager
- Oktoberfest
- Eisbock
- Amber Lager, entre outros.
O que podemos concluir em relação a cerveja pilsen e lager? Toda Pilsen necessariamente é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen. Mas não se preocupe se você achava que era tudo a mesma coisa, e acredite, grande parte da população realmente acha que se trata da mesma coisa. Isso se deve ao fato de que muitas cervejarias passaram a rotular suas cervejas de Pilsen e como falamos antes, grande parte delas não são do estilo Pilsen, mas são sim da família Lager.
Cerveja Pilsen e harmonização
Combinar bebida e comida é o que chamamos de harmonização. E, como o próprio nome diz, o sabor da bebida e da comida se harmonizam trazendo para você uma experiência única.
Sendo assim, existem três tipos de harmonização: por contraste, por semelhança e por complemento. Essas diferentes harmonizações levam consigo uma “regra” geral, mas também é considerado um processo bem lúdico que permite imaginar, criar e descobrir novos sabores.
A dica principal da harmonização é ter em mente que pratos leves pedem bebidas leves e vice versa. Vamos, então, trazer pra vocês alguns exemplos de harmonização com as cervejas Pilsen.
No post sobre cerveja IPA, demos alguns exemplos de pratos que harmonizam com IPA’s, separando-os por tipos de combinações. No entanto, isso não é uma regra, e um mesmo prato pode ter um, dois ou três dos elementos juntos. Vamos relembrar o que cada tipo de harmonização significa:
Harmonização por Semelhança
Nessa harmonização, os elementos da cerveja são parecidos ou iguais aos do prato. Assim, esses elementos podem ser vários, como:
- Sabores dos maltes
- Teor alcoólico
- Amargor do lúpulo ou até as notas frutadas, herbais ou resinosas também provenientes da lupulagem
Harmonização por Contraste
Aqui temos elementos da cerveja que são completamente diferentes dos elementos do prato, mas, mesmo sendo opostos, se complementam entre si.
Neste caso, podemos pensar em algum prato doce que vai contrastar com o amargor da cerveja e, sem dúvidas, vai te trazer uma experiência muito prazerosa.
Harmonização por Complemento
Nesse tipo de harmonização, e pode ser considerada um pouco mais complexa, os elementos da cerveja e dos pratos se combinam de uma forma a trazer complementação.
Cerveja Pilsen: dica de harmonização
Mas, afinal, o que harmoniza com a cerveja Pilsen? Vamos considerar aqui uma Pilsen clássica, a Pilsner Urquell. Ela é uma cerveja com sabor de maltes bem presentes, remetendo a biscoito e pão, um amargor considerável que remete a notas florais e herbais, teor alcoólico em torno dos 5% e uma alta carbonatação.
Nesse caso, que tal combinar sua cerveja Pilsen com uma entrada de bruschetta com tomate e manjericão, salpicada com parmesão? Nesse prato, o pão e o manjericão combinam por semelhança com a cerveja Pilsen, e o parmesão dá o contraste. Mas e o tomate? Ah, o tomate é um dos alimentos que representa o quinto gosto do nosso palato, o umami (seu nome significa gosto saboroso e agradável). Bem, já deu água na boa, né, gente?
Em geral, queijos como provolone, parmesão, minas e cheddar combinam muito bem com cerveja Pilsen. Alguns frutos do mar também harmonizam muito bem com essa cerveja. E não podemos deixar de mencionar o filé de tilápia grelhado acompanhado de um purê de alho…
Aqui, também entram aquelas comidinhas de boteco que têm gordura, pois a alta carbonatação da cerveja Pilsen ajuda a limpar o palato. Além disso, saladas, castanhas, nozes e até mesmo uma pizza também se encaixam muito bem com esse estilo de cerveja.
Apesar de existir algumas orientações básicas para harmonizar bebida e comida, a harmonização também é um processo bastante lúdico e criativo, então bora exercitar essa criatividade? Pede a sua Sapatista, use e abuse da criatividade para escolher qual prato combinaria – levando em considerações algumas dicas que demos para você – e depois nos conta como foi a sua experiência, combinado?