Uma vez que começamos a adentrar no maravilhoso universo das cervejas artesanais, saborear uma cerveja se torna uma rica experiência através da degustação de cerveja.
A partir do momento que descobrimos a infinidade de aromas e sabores que podemos encontrar em diferentes estilos, passamos a enxergar o álcool como apenas um dos diversos componentes que vamos encontrar nessas bebidas que podem ser tão simples e tão complexas.
No texto dessa semana no blog da Cerveja Sapatista, vamos desvendar e entender os fatores que estão envolvidos no processo de degustação de cerveja e deixar dicas para realizar uma maravilhosa degustação das nossas cervejas na sua casa!
Uma degustação é um momento ideal para conhecer diferentes estilos de cerveja, explorar novos rótulos e compartilhar suas impressões com outras pessoas. Como estamos em um momento de isolamento social, diversos sommeliers de cerveja estão oferecendo degustações guiadas que podem ser realizadas online e em tempo real. São experiências interessantes, indicadas para fazer individualmente, entre casais e com amigos e familiares que querem compreender mais sobre o universo das cervejas artesanais. Mas você também pode organizar sozinha sua degustação e anotar todas suas percepções em uma caderneta.
Degustar, avaliar e beber: entenda as diferenças
Será que toda vez que tomamos uma cerveja, isso é uma degustação?
Degustar, beber e avaliar podem parecer atividades parecidas, mas seus objetivos e finalidade são bastante diferentes. De fato, nos três casos, estaremos bebendo cerveja, mas, quando degustamos, procuramos entender o que estamos bebendo e o “como” vamos beber tem uma importância bem maior.
Normalmente, preparamos o ambiente, escolhemos o copo adequado, controlamos a temperatura da cerveja, podemos ou não escolher um alimento para harmonizar. Estaremos atentos aos parâmetros da cerveja, observando a cor, formação de espuma, sentimos o aroma e o sabor e as sensações de boca. Aqui, nossa opinião pessoal também pode contar.
Por outro lado, na avaliação formal, devemos deixar nossos gostos pessoais de lado. Avaliar uma cerveja vai bem além de simplesmente degustá-la. Geralmente, esse tipo de avaliação ocorre em competições onde profissionais com experiência sensorial e treinamento analisam diversas amostras para identificar qualidades, defeitos e sugerir melhorias, dando um feedback das produções para os cervejeiros. Nessas competições, onde as cervejas são avaliadas às cegas, também são escolhidas as melhores cervejas, que podem receber medalhas dentro de suas categorias. Por exemplo, a cerveja Sapatista já participou de diversos concursos cervejeiros para receber feedbacks e seguir em constante aprimoramento de suas receitas e levamos várias medalhas:
- A Incendiária, nossa red IPA, foi premiada com medalha de ouro na Copa Sul-Americana de Cerveja 2019 e recebeu medalha de prata na Copa Internacional de Cerveja POA 2019;
- A Pantera Negra, nossa Imperial Stout, foi premiada em sua categoria com medalha de prata na Copa Internacional de Cerveja POA 2019;
- A Maria da Penha, nossa Saison com Butiá, recebeu medalha de bronze em sua categoria no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2020, um dos mais importantes do Brasil.
Por fim, quando falamos simplesmente em “beber cerveja”, estamos nos referindo normalmente a algo mais descompromissado, em um momento de lazer, sem pensar muito sobre ela e suas características sensoriais.
Você sabe como degustar cerveja?
Para ampliar o prazer de beber uma cerveja Sapatista e a intensidade da descoberta a cada gole, nada melhor do que explorar os nossos cinco sentidos para entender melhor o que se está bebendo.
Degustar é utilizar todos os sentidos para perceber os atributos de cada cerveja. A degustação de cervejas serve para aguçar nossa percepção e ter uma experiência muito melhor ao final do copo.
Audição
Na degustação de cerveja, cada detalhe é importante. O processo já começa quando, ao abrir a garrafa ou lata, ouvimos o famoso “tsss”. O som indica a liberação do gás e indica se a cerveja está com carbonatação adequada para o consumo.
Visão
A segunda etapa é visual. Ao servir a cerveja no copo, devemos observar a cor, o brilho e a espuma.
A coloração pode variar do amarelo palha ao preto. A variação na coloração se dá conforme os diferentes tipos de malte utilizados na fabricação da cerveja. Para uma melhor visualização das características de aparência, o ideal é utilizar copos transparentes e colocar o copo contra a luz, para visualizar as características de sua clarificação.
Nessa etapa, também observamos como é a formação da espuma, qual coloração apresenta, se ela é bem formada e se mantém por um bom tempo. O ideal é que a espuma seja homogênea, tenha bolhas pequenas e uniformes.
Olfato
O terceiro passo é o olfato e é muito determinante para a degustação de cerveja, pois o aroma, aliado ao sabor, constituirá o gosto da cerveja.
Antes de aproximar o nariz da cerveja, é aconselhável girar o copo, remexendo o líquido para facilitar a volatização dos aromas. Para uma melhor experiência, é preciso colocar o nariz dentro do copo e aspirar os aromas, soltando o ar pela boca. Observe os aromas que descobriu e tente se perguntar “esse cheiro me lembra o quê?”. Com base nas suas memórias sensoriais, descreva o que encontrou. Por exemplo, aromas que lembram banana, café, chocolate, casca de pão,etc.
A degustação de cerveja é uma habilidade que se desenvolve com o tempo, aos poucos seu olfato vai sendo treinado e você vai conseguir identificar mais aromas diferentes.
Paladar e tato
Após escutar, olhar e cheirar a cerveja, chega o grande momento e o mais esperado, que é beber.
Essa etapa começa com um grande gole de cerveja. O líquido deve ser suficiente para preencher a boca toda, envolvendo a língua e escorregando pelas bochechas. Neste momento, você irá sentir as características de sabores básicos que a cerveja apresenta, como acidez, amargor, salgado, doce e umami. Aqui também é importante utilizarmos nossas referências sensoriais para buscarmos sabores conhecidos que podem estar presentes na cerveja. Identificamos características referentes aos maltes, lúpulos e provenientes da fermentação.
Depois de engolir, o que sobra é o retrogosto, e verificamos quais aromas persistem em nossa boca. Também aqui vamos sentir o corpo da cerveja, que é o peso que fica na nossa língua. Vamos sentir se ela traz sensações de refrescância ou cremosidade, se é picante, adstringente ou traz alguma sensação de aquecimento.
Degustação de cerveja: aprenda a organizar esse momento!
Para realizar uma maravilhosa degustação de cerveja em casa, você não precisa ser nenhuma sommelière de cervejas. Porém, é importante atentar-se para algumas dicas que as sommelières da cerveja Sapatista te trazem e podem aprimorar sua experiência:
Ambiente
Antes de iniciar sua degustação, procure eliminar as influências de aromas indesejáveis externos, como cheiros da cozinha, perfumes ou cigarros.
Um ambiente com boa luminosidade também pode auxiliar a ter uma melhor percepção visual da sua cerveja. Separe uma jarra de água com copos e pão branco para limpar o paladar entre uma cerveja e outra.
Copo
Para favorecer a degustação de cada estilo, é fundamental servir cada cerveja em um copo adequado. Por exemplo, cervejas mais aromáticas precisam de copos mais bojudos, com mais espaço, para que os aromas da bebida cheguem ao nariz do degustador. Caso não disponha de muitos copos diferentes, a sugestão é utilizar copos mais estreitos para cervejas leves e menos aromáticas e taças mais largas para cervejas mais aromáticas e complexas.
Além disso, o copo deve estar bem limpo, sem resquícios de detergente ou gordura e não deve ser secado com pano, para que não haja vestígios de fiapos, pois todos esses fatores podem afetar a formação de espuma.
Temperatura ideal
Atentar-se para a temperatura em que a cerveja será degustada é fundamental para sentir todos os aromas e sabores que o estilo poderá lhe oferecer.
Uma cerveja estupidamente gelada anestesia suas papilas gustativas, impedindo que você possa sentir o sabor da bebida por completo, e também o fator da temperatura pode comprometer a formação de espuma. Quanto mais leve a cerveja, ela pode ser consumida em temperaturas mais baixas.
O ideal é que as cervejas mais suaves sejam degustadas em uma faixa de temperatura entre 3 a 7 °C. Para cervejas mais complexas e alcoólicas, o aconselhado é realizar a degustação em temperaturas mais altas, sendo que esses estilos podem ser degustados em uma faixa de temperatura entre 8 e 13°C..
Condição física do degustador
É fundamental que, no dia escolhido para a degustação, os degustadores estejam com suas condições físicas adequadas. Isso quer dizer que um resfriado, por exemplo, pode comprometer o paladar e o olfato, afetando as percepções da degustação.
Além disso, é importante escolher um horário em que os degustadores estejam descansados e atentos para obter uma melhor percepção dos aromas e sabores.
Alimentação
Evite ingerir alimentos com fortes temperos ou muito condimentados antes da degustação, pois eles podem afetar as suas percepções das características das cervejas.
Consumir bebidas ou alimentos muito quentes também pode interferir em seu paladar. Procure evitar chimarrão e café.
Sequência de estilos
Prepare a sequência de degustação das cervejas, levando em conta a intensidade dos estilos escolhidos.
Deguste sempre as cervejas mais leves e suaves e, posteriormente, as mais fortes em álcool e amargor. Você pode utilizar um copo de água e o pão ou bolacha para limpar o paladar entre as degustações.
Bloco de notas
Prepare caneta e lápis para anotar todos os detalhes de aparência, aroma, sabor, sensação de boca e a impressão geral que você teve de cada estilo.
Faça uma espécie de catalogação de todas as cervejas que você já degustou, assim será fácil de lembrar das suas preferidas e você vai criando uma memória sensorial para aprimorar suas próximas degustações.
Boa companhia
Degustar cerveja sozinho já é muito bom, mas, em boa companhia, pode ser muito melhor.
Escolha as cervejas e chame seus amigos para uma degustação online. Determine se a degustação será de diversas cervejas do mesmo estilo, de diferentes estilos de uma mesma cervejaria, a partir de diferentes estilos de uma mesma escola cervejeira, uma degustação temática de acordo com uma data comemorativa… Aqui você pode usar sua criatividade para criar diversas degustações diferentes.
Degustação de cerveja: uma arte à parte!
Sabemos que as percepções sobre as cervejas são muito particulares de cada pessoa. Desta maneira, não há uma conclusão de que uma degustação esteja certa ou errada.
E, como falamos anteriormente, não é necessário que você seja uma especialista para realizar uma degustação de cerveja. Mas, se você quiser, também pode se tornar uma sommelière, conferindo aqui no blog o artigo que preparamos sobre essa profissão.
Gostou das nossas dicas? Agora, que tal pedir suas cervejas da Sapatista e começar a pensar em todos os detalhes para a sua próxima degustação?