Double Ipa: a saborosa Filipina da Sapatista!

Seguindo nossa série de textos no blog apresentando os rótulos da Cerveja Sapatista, hoje vamos falar da potente Filipina, nossa Double IPA. O último lançamento de nossa linha é uma versão mais forte de uma IPA, contendo 65 IBUs e 8% de álcool; porém, com um bom balanço entre a intensidade do lúpulo e teor alcoólico, fazendo com que seja muito fácil de beber, mesmo com tanta força.

De acordo com o guia do BJCP, as Double IPAs estão inclusas na categoria das Strong American Ales. Essa categoria inclui cervejas fortes americanas modernas que possuem uma variação de balanço entre maltes e lúpulos. A categoria é definida principalmente pela intensidade de álcool das cervejas e pela ausência de tosta. O estilo, por sua vez, caracteriza-se por uma Pale Ale bastante forte, intensamente lupulada, sem o grande, rico e complexo maltado, dulçor residual e corpo de uma American Barleywine. Deve ser fortemente lupulada, mas limpa, seca e sem aspereza.

No aroma, um proeminente a intenso aroma de lúpulo é esperado. Esse aroma geralmente apresenta características de lúpulos americanos ou do Novo Mundo, com toques cítricos, florais, de pinho, resinosos, condimentados, de frutas tropicais, de frutas de caroço, de berries, de melão etc..

Em diversos casos, é realizado dry-hopping e pode ter um aroma adicional resinoso ou que remete à grama verde cortada. Ainda, algum aroma maltado doce e limpo pode ser encontrado em segundo plano. O caráter frutado, que pode ser proveniente tanto dos ésteres da fermentação quanto dos lúpulos, também pode ser detectado em algumas versões, embora algum caráter de fermentação neutro seja tipicamente encontrado. Ainda, por conta do alto teor alcoólico, notas de álcool podem ser encontradas, mas não deve aparecer um caráter de aquecimento.

As características da nossa Double Ipa

As cervejas desse estilo costumam apresentar uma coloração que varia entre o dourado e um cobre alaranjado claro, sendo a maioria das versões modernas mais claras. Também costumam possuir boa limpidez, embora as versões não filtradas e que possuem dry-hopping podem ser um pouco mais turvas. A formação de espuma, por sua vez, é moderada e com retenção persistente.

Quanto ao sabor, o lúpulo aparece forte e complexo, podendo refletir características das variedades modernas de lúpulos americanos ou do Novo Mundo, assim como no aroma. O amargor de lúpulo geralmente é alto a muito alto e persiste no retrogosto, mas sem ser áspero.

Enquanto o sabor de malte costuma ser limpo e com características de grãos, embora sabores em níveis baixos de caramelo ou tostado são aceitáveis. Um frutado baixo a médio é aceitável, mas nem sempre aparece. O final da cerveja varia de semi-seco a seco e não deve terminar doce, nem parecer pesada ou enjoativa. Por conta do elevado teor alcoólico, um sabor suave e limpo de álcool pode estar presente e não é considerado uma falha.

Double Ipa: dicas sobre harmonização

As opções de harmonização com nossa Double IPA são variadas e podem ser surpreendentes. O alto teor de álcool e amargor intenso permitem a harmonização com pratos onde a gordura é a estrela principal, como hambúrgueres e pizzas. Ainda, por sua alta carga de maltes, grelhados também podem ser uma ótima opção. E, para finalizar, pasmem, mas a criticidade dos lúpulos presentes pode ainda combinar perfeitamente com doces, como uma torta de limão.

Filipina: a Double Ipa da Sapatista

Como sempre ressaltamos em nossos textos contando as histórias das cervejas da Sapatista, cada rótulo homenageia a trajetória de uma grande mulher. Desse modo, potente como nossa Double IPA foi a luta de Gabriela Silang, a homenageada desse rótulo. Ela foi uma importante líder militar filipina, conhecida por seu papel como liderança feminina dentro do movimento de independência ilocano da Espanha. 

De nome completo María Josefa Gabriela Cariño de Silang, nasceu nas Filipinas em 1731 e foi separada dos pais ainda no início da infância, sendo criada por um padre, que organizou um casamento entre ela e Don Tomas Millan, um rico e conhecido empresário. Eles se casaram em 1751, e o marido faleceu de velhice 3 anos depois.  Depois de ter se tornado viúva, Gabriela conheceu o futuro líder Diego Silang, um homem de grande coragem e determinação, que acreditava e lutava pela independência do povo filipino. Eles se casaram em 1757 e, em 1762, ela se juntou à revolta contra os espanhóis ao lado de Diego.

A revolta foi bem sucedida no início; porém, as autoridades espanholas retaliaram, oferecendo uma recompensa pelo assassinato de Diego, que acabou sendo morto por dois de seus antigos aliados. Assim, após o assassinado de Diego em 1763, Gabriela prometeu vingança e continuar a luta. Ela assumiu o lugar de seu marido, se armou e informou as pessoas de que a luta estava longe de acabar. Levou seu povo por quatro meses antes de ser capturada e executada pelo governo colonial da Capitania Geral das Filipinas. Gabriela foi trazida para a praça da cidade e enforcada diante de uma curiosa multidão de espanhóis.

A corajosa Gabriela, então com apenas 32 anos, foi corajosamente até sua morte. Sua liderança corajosa tornou-se um símbolo para a importância das mulheres na sociedade filipina, e sua luta pela libertação durante a colonização.

E aí, gostou de saber mais sobre a história da nossa Double IPA e sobre a trajetória da Gabriela Silang? Deixe sua sugestão em nossas redes sociais sobre outros assuntos que gostaria de ver aqui no blog e compartilhe com as amizades que também adoram uma Filipina geladinha.

Sapatista Comércio de Cerveja Artesanal LTDA

CNPJ: 33.457.140/0001-42

© Todos os direitos reservados. 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *