Red Ipa: conheça a história da Incendiária da Sapatista!

Nossa primeira receita tem um lugar especial em nossos corações e na história da Cerveja Sapatista. Testada infinitas vezes nas panelinhas da época em que a Roberta fazia cerveja em casa, surgiu através da ideia que ela teve de blendar duas de suas receitas preferidas: uma English IPA e uma Irish Red Ale.

Após a aprovação da cerveja pelas amigas, a Incendiária trouxe para a nossa fundadora a certeza de que ela precisava para fundar a Sapatista e compartilhar essas maravilhosas cervejas com o mundo. Assim, a receita trouxe as duas primeiras medalhas de nossa trajetória e consagraram essa que é a campeã de vendas em nossos eventos de rua. A incendiária recebeu medalha de ouro na Copa Sul-Americana de Cerveja 2019 e medalha de prata na Copa Internacional de Cerveja POA 2019.

E você já conhece a Incendiária e o estilo Red IPA? De acordo com o guia do BJCP, ela se apresenta como uma cerveja lupulada, amarga e moderadamente forte como uma American IPA, mas com algum caramelo, toffe ou algum caráter de malte que remete a frutas escuras. Devendo ser saborosa e maltada, sem ser doce ou pesada. Vamos entender melhor suas características?

As características da nossa Red Ipa

Nossa versão tem coloração acobreada e espuma com boa formação e retenção. Essa coloração encantadora é obtida a partir da utilização de maltes especiais, que também vão trazer a complexidade de aromas e sabores. No entanto, no mercado, há receitas em que a coloração pode variar de âmbar claro avermelhado a cobre escuro e é esperado para o estilo sempre uma formação de espuma de qualidade.

Nesse estilo de cerveja, diversas variedades de lúpulos podem ser utilizadas. Um aroma de lúpulo fresco moderado a forte, com notas que podem remeter a frutas tropicais e cítricas, nuances florais, picantes e resinosas deve estar presente. Geralmente, uma adição extra de lúpulo a frio, através da técnica de dry hopping, traz ainda mais frescor de lúpulo para essas cervejas. Porém, apesar de bastante aroma de lúpulo presente, esse aroma não deve ter caráter de grama.

Além disso, um aroma adocicado em intensidade moderada deve se misturar bem com os lúpulos utilizados. Esse aroma doce geralmente apresenta caráter de caramelo, toffe, leve torrado ou frutas escuras. Ésteres frutados provenientes da fermentação também podem ser detectados em algumas versões, embora geralmente a fermentação neutra seja utilizada no estilo. Ainda, por existirem versões que podem variar com um teor alcoólico de 5,5% – 7,5%, uma nota de álcool leve pode estar presente, mas deve ser mínima.

Assim como no aroma, no sabor, o lúpulo é bastante presente e deve ser de intensidade média a muito alta, podendo apresentar características de diversas variedades, com notas cítricas, florais, resinosas, picantes e tropicais. O amargor de lúpulo também se apresenta em intensidade média-alta a muito alta. Por outro lado, o sabor de malte deve ser médio-baixo a médio e geralmente é limpo, mas apresenta características adocicadas com sabores de caramelo, toffe, torrado e frutas escuras. As características do malte devem ser complementares às dos lúpulos escolhidos, sem colidir. O nível do sabor de malte não deve restringir o amargor e sabor de lúpulo. O frutado proveniente da fermentação é aceitável, mas não necessário.

 A Red IPA apresenta final seco, dulçor residual médio-baixo e um amargor e sabor de lúpulo que permanecem no retrogosto de maneira elegante, sem adstringência. Nas versões mais intensas, um sabor de álcool equilibrado e limpo, sem aquecimento, pode ser notado. O corpo varia entre médio-baixo a médio, e a carbonatação é média a média-alta.

Red IPA: dicas de harmonização

No quesito de harmonização, praticamente qualquer combinação que funcionar com uma American IPA deve funcionar com uma Red IPA também. Essa cerveja vai bem com saladas de macarrão, sopas de tomate e também com pratos picantes. Em geral, pratos da culinária indiana, asiática e mexicana vão muito bem com esse estilo de cerveja.

Ainda, pizzas que levem ingredientes defumados e hambúrgueres são uma ótima pedida para harmonizar com a Red IPA. Caso optar por harmonizar queijos, escolha queijos maturados e fortes. Gouda azul, cheddar, chèvre ou parmesão são ótimas opções que se encaixam perfeitamente com os sabores maltados e lupulados dessa cerveja.

Incendiária: a Red Ipa da Sapatista

Você já sabia que cada rótulo da Sapatista faz referência a uma grande mulher? Hoje, no blog, vamos contar a história de Louise Michel, que inspirou nosso rótulo da cerveja Incendiária.

Nascida em 29 de maio de 1830, na França, filha ilegítima de uma empregada doméstica e do filho do patrão, foi professora, poetisa, escritora e enfermeira e é considerada uma das mais notáveis anarquistas, feministas, sindicalistas e educadoras libertárias do século XIX.

Dedicada na luta pela igualdade na educação e preocupada com a educação infantil, ela lecionou alguns anos em Paris. Foi nessa mesma cidade em que se tornou autora de uma extensa obra literária, política e educacional, com foco nos movimentos sociais revolucionários. Louise escrevia em uma época onde poucas mulheres afirmaram ser historiadoras ou compuseram uma obra política, já que esses dois campos estavam reservados ao discurso masculino.

Em uma de suas obras, ela escreve que a tarefa dos professores é dar ao povo os meios intelectuais para se revoltar. Além disso, em sua cerimônia de graduação como professora, negou-se a jurar lealdade ao Império Napoleônico, o que lhe obrigou a fundar uma escola livre para exercer sua profissão.

Reconhecendo-se como anarquista durante a Comuna de Paris, foi uma das mais importantes combatentes dentro do movimento. Participou tanto na linha de frente das barricadas, como em funções de apoio, até ser capturada e deportada. Após retornar para a França, em 1880, onde se tornou extremamente popular, continuou dando palestras propagando a ideia da libertação por meio da revolução social, contra a pena de morte e a favor da greve geral, sendo vigiada pelo resto de sua vida e presa diversas vezes por conta de seu ativismo político, até sua morte aos 74 anos de idade.

E aí, gostou de saber mais sobre a história da nossa cerveja Incendiária e da revolucionária Louise Michel? Para finalizar, deixamos a dica de pedir a sua Red IPA da cerveja Sapatista e apreciar em um copo do tipo IPA glass ou tulipa, preferencialmente em temperaturas entre 5 e 7 °C, para ressaltar suas características de aroma e sabor.