A Cerveja Weiss é uma cerveja alemã feita com malte de trigo e de cevada, turva, refrescante, de alta carbonatação e amargor suave. Além disso, apresenta aroma que remete a cravo e banana, proveniente da levedura, podendo ser mais ou menos intenso dependendo da cepa utilizada bem como a temperatura de fermentação.
Nesse sentido, o malte de trigo apresenta mais proteínas que o malte de cevada, fazendo com que a cerveja tenha mais espuma e que essa espuma seja mais persistente no copo, o que ajuda na sensação de corpo macio, cremoso e aveludado da cerveja.
Também pode ser chamada de Hefeweiss, onde Hefe se refere à levedura e Weiss significa branco em alemão. O prefixo Hefe é utilizado para indicar que a cerveja não foi filtrada. Portanto, contém restos de levedura, o que aumenta a sua turbidez. Por outro lado, essa cerveja, quando filtrada, pode ser chamada de Kristalweiss, sendo uma cerveja límpida.
Como surgiu a cerveja Weiss?
A cerveja Weiss é uma cerveja tradicional alemã. No entanto, já fabricada há muito séculos, durante muitos anos, a produção era exclusiva da realeza de Bavaria.
Além disso, no século XVI, a cerveja de trigo estava solidamente estabelecida como especialidade da regional na Baviera. Sendo assim, a família real da Baviera detinha direitos exclusivos de fermentar cervejas de trigo por meio de um ciclo de expansão e redução que durou quase 300 anos, atingindo sua maior popularidade no final do século XVII. Por volta de 1872, Georg Schneider negociou os direitos para si mesmo de fazer cervejas de trigo em Munique.
A cerveja Weiss fica melhor se servida fresca, pois não são cervejas que melhoram ao longo do tempo. Por isso, ela deve ser consumida fresca, com uma temperatura por volta de 7ºC. Além disso, a Weizen deve ser servida em copos especiais em forma de vaso – eles têm a capacidade de reter melhor as cervejas de trigo, e esse copo precisa ser cuidadosamente limpo.
Características da cerveja Weiss
Fabricadas com 50% a 60% com malte de trigo maltado e o equilíbrio de cevada maltada, são cervejas de cor ouro pálido a profundo com névoa de fermento definida. Além disso, são cervejas pouco lupuladas, sem nenhum aroma aparente de lúpulo. Nesse sentido, o gosto final é limpo e macio, com um pouco de amargor persistente.
Por outro lado, o trigo contribui para a textura firme e cremosa e um toque brilhante, quase cítrico. Os níveis de carbonatação são muito altos e, por causa do teor de proteína do trigo, a cerveja tem uma espuma bem densa.
A cerveja Weiss, por conta de produtos gerados na fermentação, possui um aroma característico de cravo. Sendo assim, este caráter de fermentação varia em intensidade de cervejaria para cervejaria e inclui banana e chiclete, além de outras notas frutadas.
Quais são as variações de uma cerveja Weiss?
Quando falamos em cerveja Weiss, estamos falando de um estilo de cerveja, mas, para esse tópico, vamos considerar as cervejas de trigo alemã, que apresentam 3 principais estilos:
- Weissbier
- Dunkle Weissbeer
- Weizenbock.
Sobre a Weissbeer, nós já falamos um pouco. Então, vamos agora conhecer duas variações desse estilo que são cervejas escuras.
Dunkle Weissbeer
É uma cerveja de trigo alemã e escura, que apresenta um caráter de levedura de banana e cravo, sustentado por sabores de malte de pão tostado ou caramelo. Além disso, é uma cerveja altamente carbonatada e refrescante, de textura cremosa e macia, com um final suave que te convida a beber mais.
Nesse sentido, a presença de malte Munich e/ou Vienna confere a este estilo um caráter profundo de cevada maltada que não é encontrado na Weissbeer. Como mencionado, essas cervejas eram produzidas na região da Bavaria e, até o final de 1700, ela era exclusiva da realeza. Sendo assim, as antigas cervejas bávaras eram, em sua grande maioria, escuras, e a cerveja de trigo clara se popularizou apenas em 1960. Mas a cerveja de trigo escura permaneceu sendo a cerveja mais consumida.
Weizenbock
É uma cerveja ale com base em trigo forte, maltada e frutada, combinando os melhores sabores de malte e fermento, com rico sabor maltado e intenso.
Além disso, existem versões claras e escuras, embora versões escuras sejam mais comuns. Nesse sentido, as versões mais claras apresentam menos complexidade de malte e geralmente apresentam mais lúpulo.
Cerveja Weiss e Weizen: qual a diferença?
Quando falamos em cerveja Weiss e Weizen, estamos falando exatamente do mesmo estilo de cerveja, o que varia é seu significado que pode ter surgido por conta da região em que se produzia.
Sendo assim, Weiss significa branco em alemão e remete à cerveja clara, densa e feita com trigo, e comumente encontrada no norte da Europa. Já o termo Weizen significa trigo em alemão e muito utilizado na região da Bavaria.
Cerveja Weiss e as 3 melhores combinações
Combinar bebida e comida é o que chamamos de harmonização. E, como o próprio nome diz, o sabor da bebida e da comida se harmonizam trazendo para você uma experiência única.
Sendo assim, existem três tipos de harmonização: por contraste, por semelhança e por complemento. Essas diferentes harmonizações levam consigo uma “regra” geral, mas também é considerado um processo bem lúdico que permite imaginar, criar e descobrir novos sabores.
Nesse sentido, a dica principal da harmonização é ter em mente que pratos leves pedem bebidas leves e vice-versa.
Mas vamos lá: afinal, o que harmoniza com cerveja Weiss? Muitas vezes, ouvimos que a cerveja é o pão líquido, e essa descrição vem particularmente das cervejas feitas com trigo.
Sendo assim, esse estilo de cerveja é bem versátil e harmoniza com uma ampla gama de pratos e, acredite, ela cai muito bem desde o café da manhã até o jantar.
Nesse sentido, comidas mexicanas harmonizam muito bem com uma cerveja weiss que por conta da sua alta carbonatação e leve acidez limpa o palato e o prepara para a próxima garfada. Além disso, as comidas mexicanas são em geral condimentadas, fazendo com que os condimentos da comida se misturam tão bem com a weiss que deixa o prato ainda mais perfumado.
A culinária indiana também fecha muito bem com essa cerveja de trigo, onde as especiarias indianas complementam muito bem com a picância da weiss. Alguns pratos indianos têm como base o iogurte que combina perfeitamente com a leve acidez da cerveja.
Já na culinária chinesa, aqueles pratos deliciosos com cogumelos defumados acompanhados de uma weiss fazem da experiência algo inesquecível! E aí, já bateu aquela sede, não é mesmo?