Amber Ale: conheça a história da Candace da Sapatista!

A Candace é uma cerveja muito especial dentro da nossa história, e hoje viemos compartilhar a história dela com vocês!

A receita base que inspirou a nossa Amber Ale foi construída junto com os amigos da cervejaria cigana Coletivo Minore, que são nossos parceiros desde o início de nossa trajetória como cervejaria. Além de termos um carinho especial por essa receita, ela é ainda mais incrível por conta da adição da variedade de café especial catuaí vermelho na maturação, um toque que traz personalidade e complexidade para essa cerveja.

Segundo o guia do BJCP, as American Amber Ales são cervejas que variam no equilíbrio entre bastante maltadas e altamente lupuladas, e geralmente trazem em seu sabor e aroma alguma presença de caramelo. Em nossa versão, procuramos manter um equilíbrio entre o lúpulo e o malte, visto que a adição de café traz ainda mais camadas para o sabor da bebida.

As características da nossa Amber Ale

As cervejas desse estilo costumam apresentar uma coloração que varia entre o âmbar ao marrom acobreado e uma espuma com boa formação e retenção. Geralmente, são cervejas limpídas, embora versões com bastante lúpulo possam apresentar alguma turbidez. No nosso caso, a Amber Ale apresenta-se com uma coloração âmbar média.

Nesse estilo de cerveja, o aroma de lúpulo pode ser baixo a moderado, com características de variedades típicas americanas ou do novo mundo, trazendo notas cítricas, florais, de pinho, resinosas, picantes e de frutas tropicais. Geralmente, características de lúpulos cítricos são comuns.

Quanto ao malte, o aroma pode ser médio-baixo a médio-alto e costuma trazer um perfil de caramelo em intensidade moderada. No quesito da fermentação, os exemplares de American Amber Ales podem apresentar ésteres em moderada intensidade, mas cervejas desse estilo costumam ter como característica a fermentação limpa.

Quanto ao sabor, o lúpulo aparece em intensidade média a alta e, assim como no aroma, pode ter características de variedades de lúpulos americanos ou do novo mundo. Os sabores de malte são moderados a fortes e trazem um dulçor maltado inicial, seguido por um sabor de caramelo em intensidade moderada. Além disso, outros maltes especiais podem ser utilizados e trazer características diversas para as American Amber Ales.

O amargor geralmente é equilibrado, sem adstringência, e a fermentação pode apresentar ésteres frutados ou ser limpa. No retrogosto, um pouco do dulçor do malte e do amargor do lúpulo podem estar presentes; porém, sem agressividade. Na boca, a sensação é de uma cerveja com corpo médio a médio-alto, e a carbonatação varia entre média a alta. Como o teor alcoólico do estilo varia entre 4,5 a 6,2%, algumas versões mais fortes podem ter uma leve sensação de aquecimento.

Amber ale: história do estilo

Quanto à origem do estilo, as American Amber Ales são subprodutos das American Pale Ales. Originando-se na costa oeste dos EUA, o estilo tornou-se popular através das panelas dos cervejeiros da Califórnia e do noroeste do Pacífico. Referindo-se às cervejas ale, que variavam no tom de âmbar a cobre, com corpo médio a alto e utilizavam lúpulos americanos, o estilo logo ganhou popularidade e se espalhou rapidamente pela América do Norte.

Essas cervejas avermelhadas tendem a ter uma sensação de boca e corpo mais elevada do que as American Pale Ales, e a primeira e mais marcante característica é a cor avermelhada, que pode lembrar as Irish Red Ales. Porém, esse estilo tende a utilizar lúpulos americanos frutados e florais mais acentuados e tem aromas mais intensos de caramelo do que o exemplar avermelhado da escola inglesa.

Amber Ale: dicas sobre harmonização

Nossa amber ale é uma ótima opção para harmonização com pratos variados, podendo ser uma boa combinação tanto com doces, quanto salgados. Esse estilo vai bem com doces que tenham caramelo em sua composição, como pudins e bolos, harmonizando por semelhança.

Quando pensamos em queijos, casa perfeitamente com queijos maturados do tipo Gouda. Também combina com pizzas, babaganoush, kebab, ensopados, pratos com bacalhau. Além de ser ótima opção de acompanhamento para churrascos, harmonizando muito bem com carnes vermelhas, lombo assado e costela de porco com molho barbecue. 

Candace: a Amber Ale da Sapatista

Como já falamos em outros artigos aqui do blog, a Sapatista é uma cerveja revolucionária que surgiu com o ideal de resgatar a ancestralidade do mundo cervejeiro e reafirmar o papel da mulher nessa história. Cada rótulo faz referência a grandes mulheres que vieram antes de nós, e o rótulo da nossa Amber Ale homenageia as Candaces.

As Candaces representam as histórias das mulheres negras africanas que detinham o poder político central nas cidades que governavam na antiga civilização africana, entre os séculos VI a.C até o século II d.C., no antigo Império Meroé, ao Sul do Egito, no reino núbio de Cuxe. Esse era um título atribuído a uma espécie de dinastia de rainhas guerreiras, que detinham o poder, formando uma sociedade matrilinear.

Uma das características dos cuxitas é o fato de não fazerem distinção de poderes entre homens e mulheres. Quando eram líderes, as mulheres recebiam o título de Candace (que significa Rainha-Mãe). Elas eram responsáveis também pelas estratégias militares do exército.

A presença dessas mulheres no poder central, na administração estatal e na economia, liderando grandes exércitos da época, tem possibilitado interpretações do lugar social que as mulheres negras africanas, latino-americanas e caribenhas vêm ocupando. Segundo o historiador baiano Walter Passos, os descendentes das rainhas Candaces africanas foram espalhados pelo mundo, e alguns foram trazidos como escravos para o Brasil. Assim, a herança guerreira das Candaces negras africanas pode estar presente em muitas das mulheres  negras que formam a população brasileira na contemporaneidade.

E aí, gostou de saber de toda essa história? A nossa Candace, Amber Ale com café, é complexa e saborosa, de coloração âmbar, moderadamente lupulada e com sabor maltado de caramelo leve. Com adição de café cautaí vermelho (tosta média), extraído a frio, a cerveja ainda apresenta sabor leve e delicado, que remete a frutas vermelhas. Com 30 IBU e 4,5$ de ABV, é a solução perfeita para quem não consegue se decidir entre uma cerveja ou um cafézinho.

Sapatista Comércio de Cerveja Artesanal LTDA

CNPJ: 33.457.140/0001-42

© Todos os direitos reservados. 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *